Buscar
  • Suporte NAVEE

Verdadeiro ou falso: a maioria dos roubos no Rio acontecem de manhã?

Atualizado: 26 de Nov de 2019

Um recente levantamento apontou tendências no comportamento de ladrões no Estado do Rio e respondeu perguntas como: em que momento do dia há mais roubos de celular? Em qual dia da semana há mais roubos de carros? Quando que assaltantes preferem praticar assaltos a estabelecimentos comerciais? E descubra uma maneira fácil de prevenir estes tipos de crime no seu bairro.



Um estudo feito com base em 231 mil roubos registrados no ano passado no Estado do Rio de Janeiro concluiu que assaltantes de diferentes tipos têm dias e horas preferidos para cada crime.


Um levantamento feito pelo GLOBO, com base em dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), revela dias, horários e locais em que essa rotina de insegurança faz mais vítimas.


Roubos por dia da semana no Rio de Janeiro (via Globo)

Roubos a pedestres costumam acontecer à noite, e parecem ocorrer com mais frequência nas segundas-feiras. Já os roubos de celular aconteceram mais às quintas-feiras.



Roubos a estabelecimentos comerciais são um problema especialmente grande para alguns bairros como Botafogo. Este bairro registrou a maioria dos roubos à estabelecimentos comerciais às quintas e às sextas-feiras.


Entre os mais de 52 mil roubos de veículos no Rio em 2018, a maioria ocorreu às sextas, e principalmente à noite. Os dias com menos ocorrências de roubos de veículos são segundas e terças.


Sextas-feiras são os dias em que mais ocorrem roubos de veículos (via Globo)

Em muitos dos casos, os assaltantes utilizam carros já roubados anteriormente para praticar crimes como os descritos acima. Uma estratégia de prevenção destes crimes envolve monitorar o trânsito de carros roubados pelos bairros através de câmeras de segurança externas dos condomínios, utilizando reconhecimento de placa e inteligência artificial. Sistemas de rede de monitoramento colaborativo ainda podem emitir alertas para os moradores de que há um carro roubado transitando na vizinhança.


Com a informação do carro roubado (com marca, modelo e placa) e o horário e localização, os moradores podem tomar precauções como não sair de casa - a não ser em caso de emergência -, adotar um cuidado maior na entrada e saída das garagens, não levar dinheiro ou pertences consigo na hora de sair, além de outros.



Rafael Barcia, presidente do Sindicato dos Delegados do Rio de Janeiro, traz algumas sugestões de como evitar roubos:


Quando estiver no carro:


- tenha visão periférica de onde está

- num sinal, nunca se aproxime muito do carro da frente

- mantenha os vidros fechados


Pedestres:


- não deixe objetos de valor à mostra

- não ande falando ao celular

- não deixe nada de valor em mochilas ou no bolso de trás, principalmente em locais cheios


Estabelecimentos comerciais:


- tenha vitrines de vidro para poder visualizar os criminosos ainda ao lado de fora

- coloque os caixas de acordo com entradas e saídas, para ter um controle maior

- posicione corretamente as câmeras de segurança



A Navee ajuda cariocas a protegerem seus bairros de crimes que poderiam ser prevenidos com a identificação de carros roubados nas suas ruas. Através de uma rede de imagens colaborativa e gratuita, moradores recebem alertas de segurança quando um veículo roubado estiver transitando nas proximidades.


Entre em contato para saber mais.

NAVEE

RUA DO CATETE 243, GLÓRIA

RIO DE JANEIRO/RJ - 22220-001

SITE

NAVEE TECNOLOGIA (R) 2018. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.